Oceano nas Escolas

O que é?

O projeto Oceano nas Escolas possui dois públicos alvo: alunos de ensino médio e alunos de ensino fundamental. Para cada um aplicamos uma abordagem diferente.

Para os estudantes de ensino médio a Oceano à Vista leva palestras e rodas de discussão que visam apresentar a oceanografia e tirar dúvidas sobre a área. Além disso, apresentando os cursos existentes no Brasil, como funciona o ingresso nas universidades e dando um mergulho nas diferentes áreas da oceanografia e as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Para os alunos do ensino fundamental levamos palestras, rodas de conversa e atividades que promovem o contato das crianças com assuntos relacionados aos ambientes costeiros e marinhos. Apresentamos de forma lúdica os ecossistemas, ressaltando a importância da fauna e da flora e as implicações do impacto humano e suas implicações nesses ambientes.

Foco 1 - Ensino Médio

Insegurança de jovens em prestar vestibular para Oceanografia: com base nesse tema a Oceano à Vista decidiu dar vida ao projeto Oceano nas Escolas. O principal objetivo do projeto é ampliar os conhecimentos dos estudantes em relação às ciências do mar. Tirando dúvidas relacionadas à área, apresentando os cursos que existem pelo Brasil e mergulhando no mar de diferentes possibilidades de atuação, o  Oceano nas Escolas é estruturado em palestras que visam apresentar os conhecimentos e competências de um profissional de oceanografia, trazendo exemplos e descrevendo as características de cada uma de suas chamadas grandes áreas: Biológica, Física, Geológica, Química e Socioambiental.

A partir da visualização das cinco grandes áreas, enfatizamos o caráter multi, interdisciplinar e transdisciplinar desta ciência, ou seja, de que modo a oceanografia pode integrar todas essas diversas áreas em seus estudos. Com isso, abordamos estudos de caso, como o rompimento da barragem da SAMARCO, em Mariana-MG, a fim de mostrar como as  regiões costeiras e marinhas podem ser afetadas por eventos que ocorram bem distante delas, e demonstrar como um profissional da oceanografia pode atuar em situações como essas.

Foco 2 - Ensino Infantil e Ensino Fundamental
Tendo a percepção de que o ensino sobre Oceanografia é escasso no ensino básico brasileiro e que as crianças crescem tendo pouco conhecimento sobre os ambientes costeiros e oceânicos, o Oceano à Vista iniciou esforços para expandir o “Oceano nas Escolas” também para os alunos mais novos. Desta forma, são apresentados ecossistemas como as restingas, manguezais e praias para realizar o diálogo sobre a importância da fauna, da flora e do sistema como um todo, além de ser abordado o impacto humano e suas implicações nestes ambientes. Assim, pretende-se passar conhecimento científico, mas acima de tudo ouvir histórias e dúvidas das crianças e interagir de forma lúdica num ambiente de aprendizagem comum.

Agendamento de palestras - Oceano nas Escolas